“O Projeto é o Rascunho do amanha”

sábado, 29 de outubro de 2011

Mitologia Nórdica


 Dicionário da Mitologia Nordica


AEGIR
Gigante famoso, Deus Vanir "Senhor do Mar", ele pode ser bom ou mau. Ran e ele possuem nove filhas ( Ondinas ). Ouro, prosperidade, tesouros afundados no fundo do mar, controla mentes e ondas.


AESIR
Principal raça dos deuses de Asgard. Os Aesir são liderados pelo deus Odin. Eles travam uma guerra com a raça de deuses da fertilidade chamados Vanir, que são depois integrados aos Aesir.


ALAISIAGAE
Deuses da guerra.


ALFES: Outra família de deuses, independentes dos Ases e dos Vanes. Esta família não possui nenhum dos chamados "grandes deuses" e desempenhou na mitologia germânica um papel muito secundário.


ALFHEIM
Região de Asgard onde moram os Elfos Luminosos.


AMSVARTNIR
Grande lago em Asgard em cujo centro fica a Ilha Lyngvi, onde os deuses aprisionam o lobo Fenrir.


ANDNARI
Anão guardião de um fabuloso tesouro. Esse anãozinho tinha o poder de se transformar em peixe e de viver na água. Andnari foi capturado por Loki e deu-lhe um anel maravilhoso.


ANGRBODA
Giganta amante de Loki, com o qual gerou as três monstruosidades Jormungand (a serpente de Midgard), o lobo Fenrir e Hel (a Morte).


ANÕES
Os anões, segundo a tradição popular, nasceram dos vermes que roíam o cadáver do gigante Ymir; conforme outra versão, surgiu dos ossos e do sangue de outro gigante da mesma família. Os anões tinham chefe e atribuições diversas; eram particularmente peritos nos trabalhos de forja. Os anões eram seres da mesma classe dos elfos, dos quais formaram uma categoria particular; em geral viviam sobre a terra; não eram belos, mas de inteligência superior, muitos deles conheciam o futuro; usavam grandes barbas. Entre os humanos, eram os mineiros os que tinham mais contacto com os anões, pois, trabalhando sob a terra, estavam no território desses pequeninos seres, que eram, igualmente, os senhores dos metais; quando um mineiro encontrava um anãozinho nas galerias subterrâneas, era sinal de quem um bom e belo "filão" estava próximo, pois eles só trabalhavam onde a terra escondia preciosos tesouros; um desses tesouros é célebre na poesia épica alemã: O Rei dos Nibelungos, do qual o anão Alberich era o guarda; Siegfrid, o herói dos Nibelungos, apropriara-se desse tesouro fabuloso depois de ter vencido o anão Alberich e ter dele exigido juramento de fidelidade. Os anões eram hábeis artífices; faziam não só armas dos deuses, mais também as jóias e brincos das deusas; Thor deve-lhes o seu famoso martelo, Freyr o seu navio mágico e o seu javali de ouro, Sif os seus cabelos de ouro, Freyja o seu colar de ouro, e Odin a lança Gungnir que nada podia deter; Odin também possuía o anel Draupnir, que, como o anel de Andnari, tinha o poder de multiplicar as riquezas daquele que o tivesse em seu poder. A crença nos anões foi sem duvida a mais popular de todas; no século XVlll, na Islândia, os camponeses mostravam rochedos e colinas afirmando, com a mais absoluta convicção, que lá moravam verdadeiros formigueiros de pequeninos anõezinhos do mais agradável aspecto. Existem quatro anões guardiães dos quadrantes são eles Nordhri (Norte), Austri (Leste), Sudhri (Sul), e Vestri (Oeste).


ASGARD
O primeiro dos três mundos do universo nórdico. É o reino dos deuses. Em Asgard está situada Valhalla, o palácio dos guerreiros mortos em batalha. Também em uma região de Asgard está Vanaheim, a terra dos Vanir e Alfheim, a terra dos Elfos Luminosos. Em Asgard estão também os palácios de cada um dos deuses, como também Gladsheim, o grande santuário na Planície de Ida.


ASK
O primeiro homem, criado por Odin a partir de um freixo.


ASYNJOR
A deusa, versão feminina de Aesir, assistentes de Frigg em Vingolf. Uma delas era a curandeira chamada Eir. Os outros eram Fjorgyn, Frima,Fimila, Hnossa a bela.


AUDUMLA
A vaca alimentadora, Mãe terra, nascida como Ymir, de gelo derretido. A vaca, para os germanos, era o ancestral da vida, símbolo da fecundidade. Das tetas da vaca Audumla corriam quatro rios de leite, alimentava-se do sal que o gelo continha, e que ela fundia ao lamber. Enquanto Ymir bebia o leite e ganhava novas forças, aconteceu que a vaca fez surgir, das cálidas gotas que salpicavam os rochedos cobertos de neve, outro ser vivo e de forma humana, Buri. Primeiro seus cabelos tomaram forma depois a cabeça e por fim o corpo todo. Buri, que gerou Bor, que gerou Odin, Vili e Ve.


BALDER / BALDR / BLADUR
Filho de Odin e da deusa Frigg, Baldr a da raça dos Ases. Seu nome aparece raramente nos mitos e nas aventuras divinas; mas o episodio do qual é o centro se refere ao próprio drama do mundo. Na Escandinavia era venerado sobre o nome de Baldr; os germanos do Oeste, sobretudo, o honravam. Snorri Sturllasson assim o retrata : " Um segundo filho de Odin é Balder e deste só há o que dizer bem; é tão brilhante que emite luz, e há uma dos campos, tão branca, que foi comparada com o cílios de Baldr: ela é a mais branca de todas as flores do campo. É o mais sábio dos Ases, o mais eloquente e o mais benigno. Mas uma condição está ligada a sua natureza: nenhum de seus julgamentos poderá ser realizado. Habita uma mansão no céu chamada "Breidablink". "
Baldr é, também, juiz; encarnação da pureza e da beleza, seus julgamentos jamais se realizam, talvez para mostrar que a perfeição e a suprema beleza não são deste mundo.


BERGELMIR
Um gigante, pai de todos os gigantes. Ele e a sua esposa foram os únicos sobreviventes da inundação do sangue de Ymir.


BERSERKS
Guerreiros que ficavam como que enlouquecidos durante as batalhas e atacavam sem nenhum medo de morrer. Acreditava-se que eram protegidos por Odin. Em inglês existe a expressão "to go berserk," que quer dizer "ficar violento, enlouquecido, incontrolável."


BESTLA
Buri, nascido do leite da vaca Audumla, teve um filho, Bor, e este desposou Bestla, filha do gigante, o qual descendia Ymir, da união de Bor e Bestla nasceram três deuses, Odin, Vili e Vé.


BIFROST
A Ponte do Arco-Íris. Ponte de luz que liga o primeiro mundo, Asgard (o mundo dos deuses), ao mundo-do-meio, Midgard. Bifrost é guardada pelo deus Heimdall. Com a chegada do Ragnarok, Bifrost irá ruir.


BILSKIRNIR
O palácio do deus Thor em Asgard.


BOR
Pai de Odin. Bor era filho de Buri, que nasceu da vaca primordial Audumla.


BORVERK
Um gigante, disfarce usado por Odin para adquirir o hidromel da poesia.


BREIDABLIK
Palácio de Baldr e Nanna em Asgard.


BRISINGS, COLAR DE
Colar maravilhoso feito por quatro anões com os quais a deusa Freyja dormiu para consegui-lo.


BROKK
Um anão, excelente forjador e joalheiro. Com seu irmão Eitri ele fez o Javali de ouro Gullinburtrsti, o anel de Odin e o martelo de Thor (Mjöllnir). Ele foi descrito como sendo pequeno e foi enegrecido de ferrarias.


BRUDABLIK
O palácio do deus Balder em Asgard.


BRÜNNHILDE
A líder das nove Valquírias. Por ter desobedecido uma ordem directa de Odin, Brünnhilde perde a imortalidade. Odin fá-la adormecer sobre uma pedra no alto de uma montanha e cerca todo o local com fogo. Ela deverá ficar dormindo ali até que um guerreiro destemido atravesse o fogo, desperte-a com um beijo e despose-a. Esse guerreiro é Siegfried.


BRYNHILD
Personagem do poema épico germânico Nibelungen.


BURI
Ser nascido do leite da vaca Audumla; foi pai de Bor que, por sua vez, gerou o deus Odin.


BYGOL
"Abelha de ouro " ou mel & TRJEGUL ( Tree-Gold ) "Árvore de ouro " ou âmbar: Nome dos gatos que puxam a carruagem de Freyja.


CACHOEIRA DE FRANANG
Cachoeira em Midgard onde Loki é capturado quando metamorfoseado em salmão.


CERVEJA
Os antigos germanos gostavam muito de cerveja e hidromel; ainda que não fosse bebida sagrada, entrava em várias solenidades do culto. Bebia-se cerveja em todas as reuniões solenes, e o fato de beberem juntos constituía um laço mágico não somente entre os presentes, mas entre os deuses e os homens; para preparar a cerveja havia usos dos quais ninguém podia se subtrair, sob pena de sacrilégio. Para todas as reuniões importantes era tradição preparar imensas quantidades de cerveja, comummente obtidas lançado num grande vaso o que cada um trazia; era de regra continuar a festa e as libações até que o vaso estivesse vazio; só então a festa ou reunião findava. São Columbano, o envagelizador dos germanos, teve ocasião de ver uma desses monstruosos vasos de cerveja preparada para oferecer ao deus Wotan (Odin).


CREMILDA
Personagem da epopeia Nibelungos.


CREPÚSCULO DOS DEUSES
(Em alemão, Götterdämmerung) É a quarta ópera da tetralogia de Richard Wagner "Der Ring des Nibelungen," que narra a morte de Siegfried e de Brünnhilde. Crepúsculo dos Deuses é a tradução da palavra Ragnarok.


DAIN
Soberano dos Elfos.


DEMÓNIOS
Segundo a concepção Germânica, os demónios não eram deuses decaídos nem transformação tardia dos espíritos dos falecidos. Eram personificações das forças e das formas da natureza e dos fenómenos, fossem quais fossem, não sabiam explicar. É esta uma ideia fundamental, comum a todos os povos germânicos; variam apenas os nomes e as características particulares, de tribo para tribo, de região para região, mas os demónios continuam a ser os mesmos. Muitos destes seres fantásticos sobrevivem ainda hoje na imaginação popular. O Erlkoening, que Goethe, tirou de uma velha balada dinamarquesa, o "Rei dos Elfos", ainda hodiernamente será capaz de fazer tremer muitas pessoas esclarecidas, tão comummente se gravou no subconsciente do povo essas estranhas tradições demoníacas. A lista desses demónios seria longa; há o espírito das montanhas, o Rübezahl, há o Watzmann, há os gigantescos Dovrefjeld das rudes montanhas da Noruega; há serpente de Midgard, o lobo Fenrir, o Wilde Jäger, "O caçador Selvagem" e muitos outros.

DER RING DES NIBELUNGEN
(O Anel dos Nibelungos) Tetralogia operística de Richard Wagner, composta por quatro óperas que, apesar de poderem ser vistas separadamente, estão ligadas, formando uma história contínua. Para escrever o libreto, Wagner baseou-se em várias fontes, o "Nibelungenlied", o "Edda" e a "Volsunga Saga". A primeira ópera intitula-se "Das Rheingold" (O Ouro do Reno) e abre com uma cena no fundo do rio Reno, onde um monte feito de ouro é guardado pelas três Donzelas do Reno (Woglinde, Wellgunde e Flosshilde). O ouro é capaz de dar a quem o possuir imenso poder, desde que essa pessoa renegue o amor. O anão Alberich faz exactamente isto, apodera-se do ouro e faz com ele um anel mágico. Enquanto isto, os dois gigantes, Fasolt e Fafner, que acabaram de construir Valhalla para os deuses, agora pedem o pagamento: a deusa Freyja. No lugar de Freyja, os deuses propõe aos gigantes dar-lhes o ouro do reno e o anel mágico que confere poder. Wotan (Odin) e Loki confiscam o ouro e o anel de Alberich, mas não sem antes Alberich amaldiçoar o anel. O ouro é dado aos gigantes, mas Wotan está hesitante em separar-se do anel amaldiçoado. Erda, a deusa da Terra faz uma predição do fim dos deuses no Ragnarok. Wotan cede, dá o anel para os gigantes e a maldição causa logo efeito, pois Fafter mata Fasolt e transforma a si mesmo num dragão que passa a guardar o ouro. Os deuses, então, sobem pela Ponte do Arco-Íris em direcção a Asgard.
A segunda ópera se chama "Die Walküre" (A Valquíria). Planejando recuperar o ouro do reno, Wotan cria na Terra uma raça de semideuses da qual deverá sair o herói capaz de tal feito. Desta raça sobressaem-se os irmãos Siegmund e Sieglinde, que crescem separados, sem saber da existência um do outro. Quando eles finalmente se encontram, Sieglinde já é casada com com Hunding. Os dois irmãos apaixonam-se e fogem, deixando furiosa a esposa de Wotan, Fricka (Frigg), que é a deusa do matrimónio e sente-se pessoalmente ultrajada. Fricka exige que Wotan mate Siegmund. A contragosto, Wotan aquiesce e manda que Brünnhilde traga Siegmund para Valhalla. Sabendo do desgosto de Wotan, Brünnhilde resolve proteger Siegmund, o que deixa Wotan furioso e este faz com que Hunding mate o herói, enquanto Brünnhilde foge levando Sieglinde já prestes a dar a luz a Siegfried. Como punição por sua desobediência, Brünnhilde perde sua imortalidade e Wotan fá-la dormir no alto de uma montanha cercada por um fogo mágico que só poderá ser vencido por um herói destemido. Esse herói será Siegfried.
A terceira ópera intitula-se "Siegfried." Depois da morte de sua mãe, Siegfried é criado pelo anão Mime. Siegfried odeia Mime, mesmo sem saber que Mime o está criando apenas para que ele, quando crescer, mate o dragão Fafner de modo que ele, Mime, possa apoderar-se do anel mágico. Siegfried forja os pedaços de Nottung, a espada mágica de seu pai e recupera-a. Com ela, ele mata o dragão Fafner. Um pingo do sangue do dragão cai na mão de Siegfried e este leva-a à boca. Imediatamente, Siegfried passa a compreender a linguagem dos pássaros. Estes contam-lhe sobre a existência do anel no interior da caverna e sobre as intenções malévolas de Mime. Siegfried apodera-se do anel e mata Mime. Os pássaros falam-lhe, então, sobre a mulher encantada que dorme no alto da montanha cercada de fogo. O herói, então, parte para lá, atravessa o fogo e desperta Brünnhilde para com ela casar-se. A ópera termina com um maravilhoso dueto de amor entre Brünnhilde e Siegfried. Entretanto, o herói tem no dedo o anel amaldiçoado.
A última ópera chama-se "Götterdämmerung" (O Crepúsculo dos Deuses). Siegfried deixa o anel com Brünnhilde e desce o reno em busca de aventura. Ele chega ao castelo de Gunther que lá vive com sua irmã Gutrune e seu meio-irmão Hagen, que é filho do anão Alberich - e que, naturalmente, cobiça o anel feito por seu pai. Hagen dá a Siegfried uma poção mágica que faz com que este esqueça-se de Brünnhilde e apaixone-se por Gutrune. Em troca da mão de Gutrune, Hagen propõe que Siegfried consiga para Gunther a mão de Brünnhilde. Com um elmo mágico, Siegfried assume a aparência de Gunther que, atravessando o fogo, reclama a mão da Valquíria. Mais tarde, no castelo de Gunther, Brünnhilde acusa Siegfried de infidelidade e ambos juram sobre a lança de Hagen estar dizendo a verdade. Numa caçada, Siegfried é morto por Hagen, pelas costas, e é levado de volta para o castelo ao som de uma maravilhosa Marcha Fúnebre. Siegfried é colocado sobre uma pira para ser cremado. A Valquíria tira o anel do dedo do herói e o põe em seu próprio dedo. Quando as chamas começam a devorar o corpo de Siegfried, Brünnhilde lança-se nas chamas e morre com ele. O rio sobe até eles e as Donzelas do Reno tiram o anel do dedo de Brünnhilde. Hagen pula na água tentando recuperar o anel e morre afogado. A ópera termina com uma visão do céu em chamas e Valhalla sendo consumida pelo fogo. É o fim do reino dos deuses. É a chegada do Ragnarok.
Toda pessoa que gosta de mitologia deve ver esta obra de Wagner. É uma história belíssima de deuses e heróis, sublinhada por uma música absolutamente divina.


DELLING
Elfos Vermelhos do amanhecer ou leste, amante de Nott ou Nat.


DISIR
Seres Sobrenaturais. V. Hamingja.


DOVREFJELD
Espírito das montanhas da Noruega.


DRAUPNIR
Anel mágico (segundo alguns, é uma bracelete) feito pelos anões para o deus Odin. Draupnir tem por característica produzir, a cada nona noite, oito anéis de igual peso. É um símbolo de riqueza e fartura.


DRÜCKGEISTER
V. Espíritos de Opressão.


DROMI
Nome da segunda corrente confeccionada pelos deuses para tentar prender o lobo Fenrir.


DVALIN
Soberano dos anões.

EDDAS
Designa-se pelo nome de Eddas (que significa "bisavó") duas colecções de tradições que abrangem a mitologia escandinava e que narram as sagas dos deuses nórdicos.. O primeiro Edda, escrito em verso, traz o nome de Soemond Sigfusson (Soemond, "O Sábio"), sacerdote do século Xl, que quis conservar as ruínas das velhas crenças nacionais e pagãs. Nada prova que os 35 poemas que cantam os deuses e ou heróis foram compostos nos séculos VIII - IX e reunidos no século XI pelo diligente Soemond. O segundo Edda em prosa é atribuído a Snorri Sturleson, que comentou o Edda poético, preenchendo lacunas e apresentando uma exposição mais completa dos dogmas religiosos da Escandinávia, pôr volta de 1.200. Esta nova compilação abrange uma parte poética (espécie de Gradus ad Parnassum ) para uso dos jovens escaldas, e lendas mitológicas e heróicas que completam as da obra mais antiga. é no meio dessas obras que se encontram os elementos que formaram os Nibelungen e as canções de gesta dos povos nórdicos.
Os Eddas foram encontrados no século XVII na Islândia; o manuscrito mais completo, actualmente, é o de Worms, encontrado em 1628.


EINHERJAR
São os heróis mortos em batalhas que são recolhidos pelas Valquírias e levados para Valhalla, onde eles passam os dias fazendo justas entre si e as noites banqueteando-se no grande salão, presididos pelo próprio Odin. Os Einherjar serão accionados no Ragnarok para lutar ao lado de Odin contra as forças do mal.


ELFISCHE GEITER
"Espíritos Élficos", seres sobre-humanos que habitavam a natureza e os elementos; em geral são passivos e benévolos para com os homens; podem, porém, trazer grandes desgraças aos mortais, quando são repelidos - V. Elfos.


ELFOS
Chamavam-se Elfos, no uso antigo das línguas germânicas, seres associados à vida da natureza e que o povo julgava residir nas águas, nos bosques, nas montanhas e, mesmo, no seio das flores; suas relações com os homens são diversamente descritas. A poesia inglesa da Idade Média os mostra como criaturas aéreas e luminosas, cheias de doçura e bondade; já os alemães da Germânica deles tinham receio, bem como o povo do extremo Norte (Dinamarca), pois acreditavam que eles podiam se irritar, às vezes sem motivo ou causa aparente. Os Elfos viviam em sociedade, como os homens; possuíam reis, que eram sumamente respeitados; amavam jogos e as danças, comummente passavam a noite em bailes infatigáveis que só cessavam com o canto do galo, pois temiam a luz e o olhar do homem. Aquele que, numa noite enluarada, nas terras solitárias e descampadas, se deixasse fascinar por uma filha dos Elfos, estava perdido para sempre; em geral, porém, suas danças não tinham testemunhas; de manhã percebia-se apenas, na erva húmida o traço ligeiro dos seus pezinhos - V. Elfische Geister.


ELLI
(A Velhice) Durante uma visita a Jotunheim, Thor é instado a lutar com ela (sem saber de quem se trata) e quase consegue vencê-la. A saga demonstra o extraordinário poder de Thor.


EMBLA
A primeira mulher, esposa de Askr, a mãe do género humano, a Eva germânica, criada por Odin, Honir e Lodur.


ESPÍRITOS DE OPRESSÃO
Os Drückgeister eram, em geral hostis aos homens e eram representados pelos espíritos dos mortos. Os germanos chamavam-nos com os mais diversos nomes: Mare, Alp, Trude... Propriedade comum entre eles era atormentar e sufocar o homem, no que, parece, encontram grande prazer, às vezes apareciam em forma humana, não raro sob a figura de animais, as almas das criancinhas mostravam-se em forma de ave ou borboleta; as almas das donzelas ocultavam-se de preferência sob a forma dum majestoso cisne. O lobisomem e os Berserker eram espíritos de opressão particularmente temidos.


EITRI
Anão, irmão de Brokk, que trabalha com metal. Veja Brokk.


ETZEL
Personagem que aparece na epopeia germânica Nibelungos.


FARBAUTI
Gigante, pai de Loki.


FAFNIR
Filho de um mágico/fazendeiro, transformou-se num dragão por causa da sua ambição pelo tesouro de ouro. Fafnir foi morto por Sigurd.


FARBAUTI
Gigante de fogo. Pai de loki.


FENRIR
Cria de Loki com a giganta Angrboda. É um lobo monstruoso que é acorrentado pelos deuses até o advento do Ragnarok, quando ele se soltará e causará grande devastação antes de devorar o próprio Odin.


FJALAR
Um anão irmão de Galar; eles mataram Kvasir e fizeram com seu sangue o hidromel da poesia.


FONTE DE HVERGELNIR
Fonte que situa-se na base da terceira raiz de Yggdrasil, a que mergulha em Niflheim. Esta fonte dá origem a onze rios.


FONTE DE MIMIR
Fonte que situa-se na base da segunda raiz de Yggdrasill, a que mergulha em Jotunheim. As águas desta fonte dão sabedoria a quem delas bebe. Odin deu um dos seus próprios olhos para ter o privilégio.


FREKI
Nome de um dos dois lobos de Odin - o outro chama-se Geri. Consta que os lobos estão sempre com Odin e que quando este está à mesa, ele lhes dá toda carne com que é servido, já que ele só se alimenta de hidromel.


FREYJA
Irmã de Freyr, é a mais famosa das deusas e protectora do amor e da feitiçaria. Compartilhou com Odin a morte em batalha, recebendo o primeiro golpe.


FREYR
Filho de Njord, é o patrono da fertilidade, o soberano do reino dos duendes responsáveis pelo crescimento da vegetação.


FRIGG
Esposa de Odin. Deusa da Fertilidade, versão da mãe Terra. É associada a Nerthus (Idade do bronze). É conhecida por sua sabedoria e por nunca revelar nada a ninguém, nem mesmo ao seu esposo. É representada por uma sacerdotisa nua de cabelos longos, usando um torc (colar de ouro) e pulseiras nos braços e pernas.


FULLA
Irmã de Frigg. Cuida da caixa mágica de Frigg. Pode ter sido uma das Asynjor.


GARM
Grande cão que é acorrentado pelos deuses numa caverna na entrada de Niflheim. Ele se libertará com o Ragnarok e atacará o deus Tyr. Na luta, ambos morrerão.


GERD
Giganta de gelo cuja beleza encantou o deus Freyr que acabou por desposá-la.


GERI
Nome de um dos dois lobos de Odin - o outro chama-se Freki. Consta que os lobos estão sempre com Odin e que quando este está à mesa, ele lhes dá toda carne com que é servido, já que ele só se alimenta de hidromel.


GIGANTES
Foram criados antes dos deuses. Como na mitologia grega, representam o caos que os deuses eliminam e implantam a ordem.


GIMLI
Salão de telhado dourado em Asgard para os homens justos após a morte.


GINNUNGAGAP
Na cosmogênese nórdica, é o abismo que havia entre o gelo do norte e o fogo do sul. Neste abismo, cheio do gelo derretido pelo fogo, surgiu a vida.


GJALL
A grande trompa pertencente ao deus Heimdall e que ele fará soar para convocar os deuses para a batalha final entre o bem e o mal com o advento do Ragnarok.


GJALLARBRU
A "Ponte ressonante". A ponte que Hermod atravessou a caminho do reino de Hell na sua busca por Balder.


GLADSHEIM
(Lugar de Alegria) É o santuário dos deuses na Planície de Ida, em Asgard.


GLEIPNIR
Corrente feita pelos anões para prender o lobo Fenrir. Ela parece uma fita de seda; porém, depois de amarrado com ela, quanto mais Fenrir luta para livrar-se, mais forte ela fica e mais ele se enreda.


GNA
Serva de Frigg e uma Asynjor. Uma mensageira; seu cavalo chama-se Hofvarpnir.


GRID
Giganta que advertiu Thor sobre o encontro de Geirrod e Loki. E deu a Thor um cinto mágico e um par de luvas de ferro.


GRIMNIR
Disfarce usado por Odin ao visitar a corte de um rei. Usando um desgastado casaco azul e um grande chapéu. Os cães do rei não o atacaram.


GULLFAXI
"Crina Dourada"; cavalo do gigante Hrungnir, poderia galopar através do ar. Thor conseguiu-o quando matou o gigante, mas deu o cavalo a seu filho Magni.


GULLINBURSTI
"Pelo Dourado"; um Javali feito pelos anões e dado a Freyr para puxar sua carruagem em uma velocidade fantástica.


GULLINKAMBI
Nome do galo que desperta os Einherjar em Valhalla. Ele cantará também como alarme para os deuses com a chegada do Ragnarok.


GULLTOP
Cavalo de crina dourada de Heimdall; pode voar com velocidade grande.


GUNGNIR
Nome da lança mágica de Odin. Gungnir foi feita pelos anões e tem a seguinte peculiaridade: jamais erra o alvo.


GUNNLOD / GUNNLAUTH / GUNNLOED
Giganta filha de Suttung; guarda o hidromel da poesia em uma caverna no submundo.


GYMIR
Gigante pai de Gerd, esposa de Freyr.


HAMINGJUR
Eternos guardiães dos seres humanos, parecem dar o aviso e/ou conselhos através de sonhos. Similares aos anjos guardiães.


HARBARD
Disfarce de barqueiro usado por Odin.


HATI
Lobo que persegue a lua e que vai conseguir devorá-la no Ragnarok.


HEIDRUN
A cabra que pasta à sombra da imensa árvore Yggdrasil; seu leite alimenta os guerreiros de Odin.


HEIMDAL
É o deus brilhante, guardião da ponte do arco-íris que conduz à Asgard e possuidor do Gjallanhorn que ele sopra na batalha de Ragnarök (crepúsculo dos deuses). Sua audição é tão sensível que ele pode ouvir a relva brotando e a lã crescendo no dorso de uma ovelha.


HEL
Cria monstruosa de Loki com a giganta Angrboda. Hel é metade branca e metade negra. Odin precipitou-a no mundo dos mortos para ser a sua guardiã.


HEL
Cidadela que fica em Niflheim, o reino dos mortos. Os mortos em geral vão para Niflheim, mas os maus vão directo para Hel.


HELGRID
"Portão da morte"; barreira entre os mundos dos vivos e dos mortos.


HILDISVINI
"Porca de batalha"; porca que pertence a Freyja; viaja em grande velocidade.


HIMINBJORG
(Penhascos do Céu): Nome do palácio do deus Heimdall em Asgard. Himinbjorg fica perto de Bifrost, a Ponte do Arco-Íris.


HLIDSKJALF
Nome do trono de Odin em seu palácio Valaskjalf, em Asgard. Sentado em seu trono, Odin consegue ver o que acontece em todos os nove mundos.


HREIDMAR
Mágico/Fazendeiro pai de Fafnir.


HRUNGNIR
Gigante que competiu com Odin. Quando Thor o matou, uma parte da pedra de amolar do gigante alojou-se na cabeça de Thor.


HUGINN (Pensamento, Entendimento)
Um dos dois corvos de Odin - o outro se chama Muninn (Memória). Os corvos voam pelos nove mundos e, ao voltar, dizem no ouvido de Odin tudo o que viram e ouviram.


HYDNDLA
Giganta que guarda a lista genealógica e a cerveja da memoria.


HYMIR
Gigante que possuía um imenso caldeirão com 5 milhas de profundidade o qual foi confiscado por Thor para nele ser preparada a cerveja dos deuses.


HYRROKIN
Giganta que lançou o barco funeral de Balder. Monta um lobo e usa uma serpente como rédea.


IDA, PLANÍCIE DE
Grande planície central de Asgard, onde fica situado o santuário dos deuses chamado Gladsheim.


IDUN
Deusa da saúde e mulher de Bragi, deus da poesia. Ela é responsável pela saúde dos deuses, que precisavam comer uma maçã por dia, vinda de seu cofre de madeira de freixo, para manterem sua juventude e força.


IRON WOOD
Uma floresta escura e velha em Midgard; habitado pela mãe de Hati e de Skoll.


IVALDI
Também chamado de Vidfinner e Svigdar. Sua família era uma das duas famílias de Elfos ferreiros de metais que trabalhavam em Asgard.


JARNSAXA
Giganta amante de Thor e mãe de seus filhos Magni e Modi. Possivelmente poderia ser uma Asynjor.


JORD / JORTH
"Terra"; giganta mãe de Thor.


JORMUNGAND
Cria monstruosa de Loki com a giganta Angrboda. É uma serpente gigantesca que, logo que nasceu, foi precipitada por Odin no oceano que circunda Midgard. A serpente cresceu tanto que contorna toda a Terra até morder a própria cauda.


JOTUNHEIM
Reino dos gigantes, que fica em Midgard. Sua cidadela é Utgard. Várias sagas dos deuses têm Jotunheim como palco.


KOBOLDS
Pequenos seres humanos que vivem dentro ou próximos de celeiros ou estábulos. Se tratados amavelmente, são amigáveis.


KVASIR
Um ser humano sábio criado pelos deuses. O Hidromel da poesia foi feito do seu sangue.


LAEDING
Nome da primeira corrente com que os deuses tentam, sem sucesso, prender o lobo Fenrir.


LAUFEY
Giganta de fogo mãe de Loki, seu nome significa "Ilha arborizada".


LIF
Homem que surgirá de dentro da grande árvore Yggdrasill após o Ragnarok e que, com a mulher Lifthrasir, também surgida da árvore, repovoará a Terra.


LIFTHRASIR
Ver Lif.


LOGI
Gigante que aparece junto do mágico Utgardloki. Bateu Loki num concurso de voracidade. Representava a chama, cujo o apetite cresce à medida que é alimentado.


LOKI
Deus do fogo, irmão de sangue de Odin, trapaceiro do panteão, é o bom e o mau em uma só pessoa. Tem descendência dos povos gigantes. Seu dia: sábado.


LYNGVI
É uma ilha situada no centro do Lago Amsvartnir, onde o lobo Fenrir, é acorrentado pelos deuses até o advento do Ragnarok.


MAGNI
Filho de Thor e da giganta Jarnsaxa. Ele e seu irmão Modi herdarão Mjollnir, o martelo de Thor, após o Ragnarok.


MIDGARD
A Terra do Meio. É o segundo nível do universo, segundo os povos nórdicos. Os três níveis são: Asgard, o reino dos deuses; Midgard, o reino dos homens; e Niflheim, o reino dos mortos.


MIMIR
Gigante, guardião da Fonte da Sabedoria e amigo de Odin.


MJOLLNIR
Nome do martelo do deus Thor. Mjollnir foi feito pelos anões Brokk e Eitri. O martelo tem a característica maravilhosa de, quando lançado contra um inimigo, retornar, como um bomerangue, à mão de Thor. É a única arma usada por Thor. Mjollnir é um símbolo de destruição, como maça usada na guerra, mas é também um símbolo de fertilidade.


MODGUD
A virgem que guarda a ponte sobre o caminho de Hel.


MODI
Filho de Thor e da giganta Jarnsaxa. Grande guerreiro. Ele e o seu irmão Magni herdarão Mjollnir, o martelo de Thor, após o Ragnarok.


MUNINN (Memória)
Um dos dois corvos de Odin - o outro é Huginn (Pensamento, Entendimento). Os corvos voam pelos nove mundos e, ao voltar, dizem no ouvido de Odin tudo o que viram e ouviram.


MUSPELHEIM
Reino de fogo situado ao sul. Do seu encontro com o gelo de Niflheim, situado ao norte, é que resultou na criação da vida no começo dos tempos.


NARFI
Filho de Loki e Signy.


NIDAVELLIR
Terra dos anões. Situada em Midgard.


NIDHOGG
Dragão que roí a raiz de Yggdrasill que mergulha em Niflheim. Quando o dragão começa a prejudicar a árvore, a águia, que fica no topo desta, desce voando e ataca o dragão. Enquanto Nidhogg lambe as feridas para curá-las, Yggdrasill tem tempo de se recuperar-se - e aí começa um novo ciclo.


NIFLHEIM
O terceiro nível do universo concebido pelos povos nórdicos. Os três níveis são: Asgard, o reino dos deuses; Midgard, o reino dos homens; e Niflheim, o mundo dos mortos também, o país do gelo e das trevas. Aí, em companhia dos mortos, só podem viver os gigantes e os anões. A rainha dessa sombria região é a deusa Hel. A entrada era guardada pelo terrível cão chamado Garm. Niflheim é o lugar para onde vão todos os que não são mortos em batalha.


NJORD
É o Deus do mar e o protector dos marinheiros e dos pescadores. Representação paterna do Vanir, ele é o concessor das riquezas e um corajoso guerreiro. Casado com a Deusa Skadi.


NOTT/NAT
"Noite ". Filha do Mimir e da irmã de Urd; mãe de Jord e de avó de Thor. Seu amante é Delling, Elfo vermelho do alvorecer, e seu filho é Dag (dia). Traz o alivio e inspiração aos seres humanos.


NORNES
Deusas do destino: Urd, Verdandi e Skuld. São as três irmãs que tecem o destino dos homens em seus teares. Guardam a Yggdrasill, a árvore do mundo, que sustenta a Terra. Todas as manhãs fazem chover hidromel sobre suas raízes, para que as folhas permaneçam verdes. São representadas pela virgem, a mãe e a anciã. Urd é muito velha e vive olhando para trás, por sobre os ombros. Verdandi é uma jovem e olha sempre para o presente e finalmente Skuld, vive encapuçada e possui um pergaminho fechado sobre seu regaço, que contém os segredos do futuro.


ODIN
Pai de todos, protector dos poetas, dos guerreiros, dos estadistas e o Deus da morte, da Guerra e da Magia. Carrega a lança Gungnir que nunca erra o alvo e que no cabo, tem runas gravadas, que ditam a preservação da lei. Cavalga o garanhão de oito patas Sleiphir e reúne guerreiros para lutarem com ele. Conquistou as runas , alfabeto nórdico, para a humanidade através de um acto de sacrifício pessoal e trocou o seu olho direito por sabedoria. Seu dia: quarta-feira.


POÇO DE URD
Poço que fica situado junto à raiz de Yggdrasill que mergulha em Asgard. Ele é guardado pelas Nornas e junto a ele os deuses se reunem todos os dias em conselho.


RAGNAROK (O Crepúsculo dos Deuses)
É o final dos tempos, quando haverá a grande luta final entre o Bem e o Mal, na grande planície de Vigrid. O primeiro grande sinal da aproximação do Ragnarok é a morte de Balder. Na época fatal, a terra tremerá, Loki e Fenrir libertar-se-ão das correntes que os prendem e, com seus aliados, começarão a grande devastação. Heimdall soará sua grande trompa Gjall, convocando os deuses para a grande batalha. Odin reunirá os deuses e os Einherjar, os heróis mortos em batalha e que esperam em Valhalla por esse dia para lutar ao lado dos deuses. Ragnarok será o fim do mundo dos deuses e dos homens. Depois, haverá um renascimento.


RATATOSK
Nome do esquilo que corre para cima e para baixo ao longo da raiz de Yggdrasill que mergulha em Niflheim. Ele leva insultos do dragão Nidhogg para a águia que fica no alto da árvore.


RINGHORN
É o grande navio do deus Balder. Dentro dele é colocada a pira que consome o corpo do deus depois que este é morto pelas maquinações de Loki.


SESSRUMIR
Nome do palácio da deusa Freyja em Asgard.


SIEGFRIED
Na saga dos Nibelungos, é o filho de Siegmund e de Sieglinde. Grande herói que restaura Nottung, a espada de seu pai, mata o dragão Fafner e conquista a Valquíria Brünnhilde. Siegfried é morto, pelas costas, por Hagen.



SIEGMUND
Na saga dos Nibelungos, é um Wälsung, descende de Odin. Grande guerreiro que brandia a espada mágica Nottung. Antes de morrer, Sigmund enfrenta Odin (sem saber que era ele) e quebra Nottung contra a lança do deus. Sigmund pede que os pedaços da espada sejam guardados para que seu filho um dia restaure-a. O nome do filho é Siegfried.


SINDRI
Palácio que surgirá com o renascimento após o Ragnarok.


SKIDBLADNIR
Gigantesco navio pertencente ao deus Freyr que tinha a peculiar característica de poder ser dobrado e guardado no bolso.


SKOLL
Lobo que persegue o sol e que, no Ragnarok, consegue finalmente alcançá-lo e devorá-lo.


SLEIPNIR
Cavalo de oito pernas, cria de Loki. Loki deu-o de presente a Odin que, desde então, cavalga pelos céus montado nesse veloz ginete.


SURT
Gigante de fogo que guarda Muspelheim. Em Ragnarok, Surt lançará fogo nos nove mundos.


SVARTALFHEIM
Reino dos Elfos Escuros. Fica situado em Midgard.


TANNGNOST E TANNGRISNI
Os dois bodes que puxam a carruagem de Thor.


THOR
Deus do trovão, filho de Odin. Sua arma, o martelo de pedra Mijollnir. Thor é invocado nas mágicas rúnicas como força vingadora. Casou-se com a Deusa Sif, do trigo. Seu dia: quinta-feira.


TYR
É o Deus do combate, o general do panteão, ao passo que Thor é mais o guerreiro e Odin, o estadista. Seu dia: Terça-feira.


UTGARD
Cidadela principal de Jotunheim. É governada pelo gigante Utgard-Loki.


UTGARD-LOKI
Gigante rei de Utgard. É um mestre da magia e da ilusão. Ele consegue enganar Thor quando este visita Jotunheim.


VALASKJALF
Nome do palácio de Odin em Asgard.


VALHALLA: Grande palácio em Asgard onde os Einherjar (os guerreiros mortos em batalha e para lá levados pelas Valquírias) esperam a chegada do Ragnarok. Enquanto eles esperam, os Einherjar passam os dias em justas entre si e as noites banqueteando-se no grande salão, supervisionados pelo próprio Odin. Valhalla é descrito como o palácio mais maravilhosa de toda Asgard.


VALKYRIAS
Mulheres que apareciam para os guerreiros que iam morrer e ficavam invisíveis para os demais.


VANAHEIM
O reino da raça de deuses Vanir em Asgard.


VANIR
Raça de deuses da fertilidade que, depois de vencidos em uma grande batalha com os Aesir, foram incorporados a esses.


VIGRID
Grande planície em Asgard onde acontecerá a grande batalha final entre o Bem e o Mal.


YMIR
Gigante de gelo que surgiu no começo dos tempos. Ele surgiu do encontro do gelo do norte com o fogo do sul, no abismo chamado Ginnungagap. Ymir foi o primeiro ser vivo, juntamente com a vaca Audumla. Mais tarde, os irmãos Odin, Vili e Ve matam Ymir e, do seu corpo, eles criam os nove mundos.

Nenhum comentário: