“O Projeto é o Rascunho do amanha”

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A Corrida Espacial

A Corrida Espacial

 
   A corrida espacial esteve relacionada com a corrida armamentista, durante a Guerra Fria. Os foguetes deram origem aos mísseis de longo alcance.
  No final da década de 1950, as duas superpotências da época, EUA (capitalista) e a ex-URSS (socialista), começaram a financiar a produção de tecnologia para grandes projetos espaciais. Surgiram então, a NASA (EUA-1958) e Lunik (soviético).
   Os pioneiros na corrida espacial foram os soviéticos, quando em 1957, colocaram em órbita o primeiro satélite artificial, o Sputnik I. O Sputnik II, levou ao espaço, o primeiro ser vivo, a cadela Laika.  
   A bordo da nave Vostok I, o soviético Yuri Gagárin, foi o primeiro homem a viajar ao espaço, em 12 de abril de 1961.
   A liderança soviética na corrida espacial, acirrou a competição entre as duas potências. No ano seguinte, os EUA colocaram em órbita o astronauta John Glenn.
  Seguiram-se várias missões enviadas ao espaço, norte-americanas e soviéticas. Embora, os soviéticos tenham sido os primeiros a pousar naves-robôs na Lua, na década de 1960, os EUA, ultrapassaram a URSS na corrida espacial, quando em 20 de julho de 1969, o norte-americano Neil Armstrong, comandando a Apollo 11, tornou-se o primeiro homem a pisar na Lua.
     A China foi o terceiro país a colocar um astronauta em órbita. Em outubro de 2003, o astronauta Yang Liwei, viajou ao espaço a bordo da nave Shenzhou-5.

O Brasil

    O Brasil, vem desenvolvendo pesquisas espaciais desde a década de 1960, principalmente com o lançamento de satélites de comunicação e pesquisa e foguetes de sondagem. O primeiro satélite brasileiro lançado no espaço, foi o Brasilsat A-1, em 1985, com o objetivo de fornecer serviços de telefonia, televisão, radiodifusão e transmissão de dados para todo o país.
    O programa espacial brasileiro sofreu um grave revés em 2003, com o acidente na Base de Alcântara, no Maranhão, quando 22 pessoas morreram, na explosão do Veículo Lançador de Satélites.
     Em 2006, o tenente-coronel Marcos Pontes tornou-se o primeiro brasileiro a viajar ao espaço, na Primeira Missão Científica Espacial Brasileira.

Nenhum comentário: