“O Projeto é o Rascunho do amanha”

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O Crescente Fértil

O Crescente Fértil

 
       A região do planeta onde surgiram as primeiras civilizações é chamada de Crescente Fértil. Região que englobava a Mesopotâmia, uma faixa de terra junto ao Mar Mediterrâneo e o nordeste da África. Ficou conhecida por esse nome porque seu traçado forma um semicírculo que lembra a Lua no quarto crescente e também pela presença de grandes rios, cujos vales apresentavam solos férteis propícios para a prática da agricultura.
    Na antiguidade, existiam na região várias áreas férteis, que propiciaram a fixação de povos nômades e impulsionaram a agricultura baseada na irrigação, principalmente na região do Egito e da Mesopotâmia.
     Foi nesses vales – o Crescente Fértil, junto aos rios Nilo, Tigre e Eufrates – que se desenvolveram as grandes civilizações da Antiguidade Oriental: egípcia, babilônica, persa, fenícia, assíria etc. Os homens dessas civilizações – as mais antigas que conhecemos – aprenderam a controlar o excesso e a falta de água, a drenar os pântanos e a construir sistemas de irrigação. 
     Muitas das áreas férteis, depois de séculos de exploração, desapareceram e deram lugar a vastos desertos. Atualmente, na região do Crescente Fértil situa-se parcial ou totalmente Egito, Israel, Líbano, Jordânia, Síria, Turquia e Iraque.

Nenhum comentário: