“O Projeto é o Rascunho do amanha”

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada

Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada
 
   O Paleolítico iniciou-se há cerca de 1 milhão de anos, época em que viveram os Pithecantropos. Nesse período a evolução do homem foi muito lenta. O homem do Paleolítico vivia uma difícil luta pela sobrevivência. Além de enfrentar os acidentes da natureza, tinha que se defender dos grandes animais.
   Nesse período, o homem vivia em cavernas. Sua subsistência baseava-se na pesca, na caça de animais e na coleta de frutos, vegetais e raízes. Era nômade (sem moradia fixa), pois a procura de alimentos obrigava-o a freqüentes deslocamentos.
   O primeiro instrumento utilizado pelo homem primitivo foi o machado feito de pedra lascada. Por isso, o Paleolítico é também chamado de Idade da Pedra Lascada.
   Lentamente, foi aperfeiçoando seus instrumentos e utilizando outros materiais, como o chifre de rena e o marfim. Fabricando agulhas, anzóis, arpões, raspadores, cortadores, arcos e flechas.
  O homem do Paleolítico, também foi capaz de criar arte. Sua arte ficou registrada em paredes das cavernas (pintura rupestre) e, em figuras entalhadas em pedra e marfim.

Pintura rupestre, Altamira, Espanha 
Pintura rupestre, Lascaux, França

   Como dependia principalmente da caça, desenhava mamutes, renas, bisões e outros animais. A arte estava sempre ligada a rituais de magia. Através dela, os homens acreditavam que teriam caça abundante.

Nenhum comentário: