“O Projeto é o Rascunho do amanha”

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A Pré-História

A Pré-História

 
   Pré-história é o nome que os pesquisadores dão ao período compreendido entre 3 e 2 milhões a.C. a 4000 ou 3500 a.C. As datações são sempre aproximadas e chegam a variar em milhares de anos.
   Apesar dos avanços, nossos conhecimentos sobre a pré-história são ainda bastante precários, pois estamos falando de um período remoto, com centenas de milhares de anos de duração.
   Os primeiros estudos sobre as origens da humanidade só apareceram no século XVIII: graças à intensificação das viagens marítimas, ao encontro de civilizações diferentes das conhecidas na Europa e ao desenvolvimento das ciências naturais, descobriu-se que nosso planeta passara por numerosas transformações que modificaram a crosta terrestre, a configuração dos continentes, a fauna e a flora.
    No século XIX, importantes achados arqueológicos na África, Europa, América e Ásia revelaram novos dados sobre a pré-história, possibilitando aprofundar nosso conhecimentos sobre o período.
    A divisão tradicional entre Pré-história e História, tem recebido críticas da historiografia moderna, pois o termo Pré-história, pode sugerir que o homem desse período não faz parte da História. O que não é verdadeiro. O homem é um ser histórico, desde o seu surgimento na Terra.
    Para reconstruir esse passado tão remoto da humanidade, os historiadores utilizam-se das fontes históricas. Muitas dessas fontes são descobertas arqueológicas como: restos de esqueletos, utensílios, armas, vestimentas, construções, objetos de arte,etc.
 
DIVISÃO DA PRÉ-HISTÓRIA
Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada
Do aparecimento do homem até cerca de 10 mil a.C.
Neolítico ou Idade da Pedra Polida
De 10 mil a.C. até cerca de 4 mil a.C.
Idade dos Metais
De 4 mil a.C. até cerca de 3500 a.C.
Neste período é que se dá a passagem da pré-história para a história com os  primeiros registros escritos e o início da civilização.

Nenhum comentário: