“O Projeto é o Rascunho do amanha”

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial

 
O Estopim do Conflito

  A Sérvia pretendia formar a "Grande Sérvia", conquistando territórios-vizinhos, mas a Áustria anexou a Bósnia-Herzegovina, antecipando-se aos sérvios. A solução austríaca foi reestruturar seus planos e expandir-se para o sul, área do Império Turco. Essas conquistas se deram com as guerras Balcânicas.
  No Império Austro-Húngaro (Áustria), ocorriam protestos realizados pelos sérvios nas recentes possessões austríacas.
  O arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa foram assassinados pelo estudante sérvio Gravilo Princip, na cidade de Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina.
   Em 28 de junho de 1914, o herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, o arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, em visita oficial à Sarajevo, capital da Bósnia, foram mortos a tiros quando desfilavam pelas ruas em carro aberto. O atentado, praticado pelo estudante nacionalista sérvio Gavrilo Princip, foi o pretexto para o início do sangrento conflito que logo assumiria proporções mundiais.
   Em represália, a Áustria fez uma série de exigências à Sérvia, que não as atendeu, pois estava protegida pela Rússia. Esse fato foi o estopim da guerra.
 INGLATERRA versus ALEMANHA
   A Alemanha, desde a tomada da Alsácia e da Lorena, ricas em ferro, carvão e manganês, tornava-se um sério concorrente no mercado industrial, até então sob a hegemonia inglesa. A Inglaterra sentiu-se seriamente ameaçada quando a Alemanha planejou construir a ferrovia Berlim-Bagdá, facilitando o acesso alemão a uma região rica em petróleo.

 FRANÇA versus ALEMANHA
   Além de se ver obrigada a ceder a Alsácia e a Lorena, a França disputava colônias na África com os alemães. As divergências agravaram-se quando a França conquista o Marrocos.

 O Pan-eslavismo
   A Rússia assumiu uma postura protecionista para nações eslavas, liderando-as. Os russos também participavam da expansão imperialista ameaçando os impérios austro-húngaro e o turco.

 Alianças
    Formaram-se duas frentes, a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança.
   Os italianos, apesar da aliança com a Áustria e Alemanha, passaram para o lado da Entente (1915), pois haviam assinado tratados secretos com a França e a Inglaterra. A Itália receberia as áreas do Trento, Tirol e Ístria, sob domínio do Império Austro-Húngaro.
   Em 1915, o Japão se retira da guerra, pois já havia alcançado seu objetivo, que era conquistar os territórios alemães na China.

     Primeira fase (1914) :
   A guerra não foi rápida como se previa. Inicialmente os exércitos se envolveram em grandes batalhas que custaram milhares de vidas.
Os alemães invadiram a Bélgica e avançaram pela França.
    Em setembro, na Primeira Batalha de Marne, os franceses detêm o avanço alemão. Com o equilíbrio das forças, a guerra estaciona.
    Segunda fase (1915-1916) :
  Seguiu-se a guerra de trincheiras. Os exércitos defendiam em trincheiras as posições alcançadas. Enquanto isso, o exército alemão vencia as batalhas contra os russos.
   Essa fase caracterizou-se pelo uso de gás asfixiante, submarinos e pelas batalhas aéreas.
   Terceira fase (1917-1918):
   Por causa dos problemas internos provocados pela Revolução Bolchevique em 1917, a Rússia retira-se do conflito. Havia perdido quatro milhões de homens.
   Os Estados Unidos iniciam sua participação em 1917, preocupados em manter a estabilidade de seus negócios na Europa.
    A participação norte-americana é decisiva para a vitória da Entente.

  A temporária paz no mundo
    O povo alemão desejava o fim da guerra. Uma greve geral e um motim em Kiel fizeram o Kaiser Guilherme II abdicar. A Alemanha foi transformada em República em 11 de novembro de 1918. o novo governo assinou o armistício, arcando com o fardo de aceitar os termos da paz. O exército alemão não se considerava vencido, pois a paz foi decretada com suas tropas dentro do território francês.

  Paz dos vencedores
   O Tratado de Versalhes reuniu o presidente dos EUA, Woodrow Wilson, e os primeiros ministros da França, Georges Clemenceau e da Grã-Bretanha, David Lloyd-George.
   Os Estados Unidos, França e Inglaterra, os países vencedores, realizaram a Conferência de Paris no Palácio de Versalhes em 1919. Estabeleceu-se a paz dos vencedores e diminuía-se de forma colossal o poder alemão no mundo.
    Conseqüências das deliberações do Tratado de Versalhes:
  • Cessão de territórios.
  • Desmilitarização de regiões fronteiriças à França.
  • Diminuição dos exércitos alemães em cem mil homens.
  • Território alemão dividido por um “corredor” que dava acesso ao mar para a Polônia.
  • Danzig (cidade alemã) tornou-se porto livre.
  • A Alemanha deveria pagar uma indenização de 33 bilhões de dólares aos vencedores (quantia absurdamente alta).

    Situação do mundo após a Primeira Guerra
   O poder mundial no pós-guerra desloca-se para os Estados Unidos. A Europa estava abalada com uma guerra que deixou entre mortos e feridos 28 milhões de pessoas, ou seja, a perda de 10% de sua mão-de-obra.
   Geograficamente, Hungria, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Polônia, Letônia, Lituânia, Estônia e Finlândia tornaram-se Estados independentes.

A guerra de 1914-1918
1914: do conflito local ao conflito europeu
23 de julho: a Áustria envia um ultimato à Sérvia.
25 de julho: a Rússia apóia a Sérvia.
28 de julho: a Áustria ataca a Sérvia.
30 de julho: os russos mobilizam suas tropas.
31 de julho: a Alemanha envia um ultimato à Rússia.
1º de agosto: a Alemanha declara guerra à Rússia.
2 de agosto: a França se mobiliza.
3 de agosto: a Alemanha invade a Bélgica (neutra) e declara guerra à França.
4 de agosto: a Inglaterra intervém do lado da França e da Rússia, declarando guerra à Alemanha.
Entrada dos países na guerra

Entente
Impérios Centrais
1914
 
 
 
 
 
Sérvia
Rússia
França
Bélgica
Grã-Bretanha
Japão
Áustria-Hungria
Alemanha
Turquia



1915
Itália
Bulgária
1916
Romênia

1917
Grécia
Estados Unidos

Nenhum comentário: