“O Projeto é o Rascunho do amanha”

sábado, 15 de outubro de 2011

TRILOGIA MUNDO DE TINTA

A autora dos livros da Trilogia Mundo de Tinta é : CORNELIA FUNKE!!!!! Ela escreveu :
  • Coração de Tinta (Tintenherz) - 2004 - Publicado no Brasil em 2006
  • Sangue de Tinta (Tintenblut) - 2005 - Publicado no Brasil em 2009
  • Morte de Tinta (Tintentod) - 2008 - Publicado no Brasil em 2010

CORAÇÃO DE TINTA

Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. Quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração de Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

SANGUE DE TINTA


Sangue de tinta dá seguimento à aventura de Meggie e seu pai, Mo, um encadernador de livros que tem o estranho dom de dar vida às palavras dos livros que lê em voz alta, fazendo seres das histórias surgirem à sua frente como que por mágica. No primeiro volume da trilogia Mundo de Tinta, a língua encantada de Mo traz à vida alguns personagens de um livro chamado Coração de tinta, e acaba mandando para dentro da trama a mãe da menina. Agora, neste segundo episódio, Meggie dá um jeito de entrar ela mesma no mundo fictício de Coração de tinta, onde tem o prazer de encontrar fadas, príncipes e saltimbancos que dançam com o fogo; e o sofrimento de acompanhar as artimanhas de vilões cruéis e sem misericórdia. Uma jornada sombria, repleta de fantasia e aventura.

MORTE DE TINTA

É o livro final da trilogia de Cornelia Funke. Após as aventuras de Meggie Folchart e o seu pai, o encadernador, Mortimer entre dois mundos, o nosso próprio mundo “real” e o mundo de Tinta fantástico, os acontecimentos dos livros anteriores da trilogia, e Coração de Tinta e Sangue de Tinta, foram enormes no espaço e mostrava um verdadeiro exército de personagens, deixando Funke com muitas histórias para viver até, para não deixar um monte de pontas para amarrar, em Morte de Tinta.
Fenoglio, autor de Coração de Tinta e criador do Mundo de Tinta, ficou preso em sua própria criação, durante os eventos de Sangue de Tinta e, em seu desespero com a morte do príncipe, voltou-se para beber e jurou nunca mais voltar a escrever. Sem a mão de Fenoglio e fortemente influenciado pelas alterações feitas pelo nefasto Orfeu, à vida no Mundo de Tinta está girando fora de controle. Depois da morte de Cosme, o belo , a cidade de Ombra é regida pelo covarde Adderhead agora imortal. Com quase todos os homens de Ombra terem sido mortos durante os combates entre o exército de Cosme e as forças do Adderhead, a vida para os cidadãos desenvolve-se cada vez mais miserável.
Meggie e seu pai, Mortimer também foram atraídos para o Mundo de Tinta durante Sangue de Tinta e foram viver com o Príncipe Negro e seus seguidores fora da lei. Como os bandidos, procuram proteger o povo de Ombra do covarde Adderhead, Mortimer assume a identidade de Gaio, um bandido lendário criado por Fenoglio em Sangue de Tinta, e se junta a sua luta. Farid ainda está buscando uma maneira de trazer Dedo Empoeirado de volta dos mortos e por isso está trabalhando para Orfeu, na esperança de que ele vai escrever as palavras que livre Dedo Empoeirado das garras das mulheres brancas.

Orfeu sabe que a própria sobrevivência de Mortimer da morte deixou-lhe o poder de convocar as mulheres brancas e assim tenta fazer um acordo pelo qual ele vai escrever Mortimer e sua família de volta ao mundo real em troca de sua ajuda para ressuscitar Dedo Empoeirado. Mas sob o disfarce da Gaio, Mortimer também faz um acordo com a princesa Violante para matar seu pai, o Addheread, o tirano que Mortimer ajudou a tornar-se imortal. Enquanto isso, no mundo real, a tia de Meggie Elinor está de luto da família que perdeu dentro das páginas de Coração de Tinta e está procurando uma maneira de se juntar a eles.
Morte de Tinta é uma história realmente complexa em si mesma, bem como sendo o culminar de muitas vertentes de eventos e personagens que corria ao longo de Coração de Tinta e Sangue de Tinta. Com tanta coisa para lembrar e tantos personagens novos ou, de fato, os personagens antigos com novos nomes, os resumos fornecidos por Funke no início de Morte de Tinta foram uma bênção. De fato, enquanto Coração de Tinta e Sangue de Tinta foram claramente livros infantis, a complexidade de comprimento, e as trevas de Morte de Tinta fazem na mais adequada a um público mais velho, talvez os adolescentes (Ou antes, ou adultos) ao invés de 9 – 12 anos.
Contudo, embora Morte de Tinta tenha um ritmo um pouco lento para começar, não há nenhuma razão para que as crianças mais novas que são algo um desafio em sua leitura não pode desfrutar Morte de Tinta e, tendo em conta a imensa popularidade dos livros anteriores da trilogia, parece provável que a maioria dos leitores vai querer ver a história de Meggie até o fim.




Nenhum comentário: